Com centenas de milhares de torcedores de futebol prestes a visitar o Brasil para a Copa do Mundo da FIFA no próximo mês, a vasta nação sul-americana está ativamente se preparando para o influxo maciço de estrangeiros. E embora os brasileiros sejam geralmente um grupo amigável e descontraído, seria sensato que os visitantes se aprofundassem nos costumes locais se não quisessem cometer inadvertidamente erros sociais. Nosso guia rápido para as 10 maiores proibições sociais no Brasil deve ajudá-lo a evitar erros culturais.
Os defensores da pontualidade terão dificuldades no Brasil. O atraso é um modo de vida aqui, e quando você levar em conta as imensas filas para tudo, desde caixas eletrônicos até caixas de supermercado, você começará a entender por que as pessoas raramente chegam na hora para alguma coisa. As coisas acontecem em um ritmo lento aqui, então apenas imite os habitantes locais e reserve um tempo para verificar seu e-mail e mídias sociais enquanto espera. Uma coisa importante a aprender é que quando um brasileiro diz “estou chegando” – literalmente, “estou chegando” – isso muitas vezes significa que ele ainda está em casa, mas pretende chegar em algum momento.
Insista em falar espanhol
Enquanto o resto da América do Sul fala espanhol, o Brasil fala português e as duas línguas estão longe de ser intercambiáveis. A maioria dos brasileiros fala pelo menos um pouco de inglês e adora a oportunidade de praticar, por isso, se você ainda não domina a linguagem local, tente o inglês em vez do espanhol. Se você conseguir aprender pelo menos algumas frases em português, pode ter certeza que os brasileiros acharão encantador e não zombarão de suas tentativas no idioma.
Você deve se sentir à vontade para torcer entusiasticamente pelo seu time, desde que ele não esteja jogando contra o Brasil e presumindo que sua lealdade esportiva não seja com a Argentina. A feroz rivalidade do Brasil com os seus vizinhos sul-americanos é bastante sincera, por isso tenha cuidado ao expressar qualquer admiração pelo astro do futebol argentino Lionel Messi.
Exiba sua riqueza
Muitas cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, têm taxas de criminalidade muito altas e, embora os visitantes raramente sejam vítimas de qualquer coisa além de pequenos furtos, você não quer se tornar um alvo ambulante. Leve um telefone barato, use um relógio barato, mantenha sua câmera escondida quando não estiver em uso e faça backup de suas fotos diariamente se não quiser correr o risco de perder memórias preciosas. É aconselhável ter algumas pequenas notas e um telefone barato para entregar caso você seja vítima de um ladrão. Mantenha notas maiores guardadas em um cinto de dinheiro ou até mesmo em uma meia e mantenha passaportes e cartões de crédito guardados com segurança em seus alojamentos.
Seja melindroso com sua carne
A maioria dos brasileiros são carnívoros entusiastas e, embora a carne bovina brasileira seja famosa em todo o mundo, os moradores locais também gostam de saborear delícias como corações de frango grelhados e sopa de pés de vaca. Se essa não for sua preferência, fique à vontade para optar pelos cortes mais padronizados, mas expressar nojo ou desgosto pode ofender quem gosta dessas comidas tradicionais.
Tenha medo de mostrar a carne na praia
Definitivamente, menos é mais nas praias do Brasil e, embora os biquínis de fio dental não sejam mais obrigatórios, espera-se que tanto homens quanto mulheres mostrem uma pele séria. (Pense em biquínis reveladores para as mulheres e calções justos para os rapazes.) Anime-se com o fato de que as belezas bronzeadas da tradição do marketing são minoria e a grande maioria dos banhistas no Brasil são meros mortais com imperfeições físicas. Você verá todos os formatos e tamanhos nas praias brasileiras, e os moradores locais raramente se preocupam com alguns quilos a mais.
Criticar o Brasil
Embora os brasileiros estejam se tornando cada vez mais veementes em suas críticas ao seu próprio país, os visitantes estrangeiros não deveriam se sentir livres para fazer o mesmo. Sim, os brasileiros estão frustrados com a corrupção e a injustiça social, mas também têm um orgulho feroz dos muitos e variados encantos da sua nação. Compreensivelmente, os brasileiros não gostam que estrangeiros desprezem sua nação. Seja livre e tranquilo com os elogios – e há muito o que elogiar – se quiser conquistar novos amigos brasileiros.
Faça o gesto de “OK” com a mão
Fazer um círculo com o polegar e o indicador pode significar uma coisa lá em casa, mas no Brasil tem um significado muito diferente e muito ofensivo. A menos que você queira se deparar com um mar de brasileiros furiosos, evite esse gesto com a mão a todo custo. Um polegar para cima, por outro lado, significa “tudo de bom” (ou mais literalmente, beleza, ou “beleza”) e é amplamente utilizado.
Seja mesquinho com a cerveja
Embora haja chope, ou chopp, disponível, a forma mais popular de beber cerveja é pedir uma garrafa de 700 ml com tantos copos pequenos quantos bebedores. Os brasileiros gostam de sua cerveja estupidamente gelada (“estupidamente gelada”) e, como tal, sentem-se no dever de bebê-la rapidamente, antes que ela tenha a chance de esquentar. Pedir uma dessas garrafas grandes para si mesmo é considerado não apenas anti-social, mas também totalmente estranho, então esteja preparado para compartilhar. Você pode estar sozinho ao pedir a garrafa, mas novos amigos chegarão, de copo na mão, assim que você brindar no bar.
Perca o seu cartão de consumo
Muitos bares e casas noturnas no Brasil operam um sistema de cartão de consumo, no qual cada cliente recebe um cartão individual na entrada para registrar pedidos de comida e bebida. Você precisará produzir isso para se acertar no final da noite; não fazer isso pode levar a multas extremamente pesadas e à raiva da equipe de segurança, portanto, fique de olho nisso.