Viajar para o Brasil

Feb 5, 2024

Bem vindo ao Brasil

Dizem que não há pecado abaixo do equador. Isso pode ser verdade quando se trata do Brasil. Principalmente na época do Carnaval em que há essa sensação de desinibição. Mas durante todo o ano você notará que no Brasil existe uma sensação de liberdade ao seu redor. O Brasil é um lugar de música, sensualidade, natureza crua e gente acolhedora.

No Brasil, existem tantos destinos, cada um diferente do outro – desde cidades litorâneas, ilhas tropicais, dunas e lagoas. e cidades com festas sem parar.

O Brasil é na verdade um semi-estado, então você pode viajar nele por meses. Na verdade, a minha primeira viagem durou 3 meses em que explorei o país de sul a norte.

No passado, o Brasil era considerado um destino caro quando comparado a outros países sul-americanos, mas com as diferentes crises e mudanças no valor do real, o Brasil agora é considerado menos caro do que no passado.

Quanto tempo leva para viajar para o Brasil? Qual é o custo dessa viagem? Quais são os melhores hotéis e hostels?

Tudo isso e muito mais no Guia do Viajante para o Brasil!

Cuidado… você está prestes a se apaixonar… Um pouco sobre o Brasil:

Durante a sua viagem, você ouvirá histórias sobre o Brasil, as praias, a música e sobre pessoas que se apaixonaram (pelo país ou por alguém importante) e simplesmente ficaram por lá. Eu sou uma dessas pessoas.

Minha história de amor com o Brasil começou com novelas e me apaixonei pelo idioma. Quando fiquei mais velho decidi ir para lá por 3 meses e visitar lugares remotos que nem os brasileiros conheciam (com razão, alguns deles não eram tão bons assim). Depois dessa viagem, decidi fazer meu bacharelado em estudos latino-americanos e durante o mestrado cheguei a morar no Brasil por um semestre. Foi fantástico!

Hoje estou fazendo uma pausa no meu doutorado. na mesma área e minha pesquisa sobre filmes de favela.

Então sim, você pode dizer que minha primeira viagem ao Brasil basicamente moldou todo o meu futuro. Hoje o Brasil é como uma segunda casa para mim.

Então por que todo mundo se apaixona pelo Brasil?

Sempre digo que quando você está andando no calçadão de Copacabana parece que tem uma trilha sonora ao fundo. E sim, pode ser que eu esteja romantizando demais, dado o fato de que você pode ser assaltado no mesmo calçadão (mais sobre segurança aqui), mas quanto mais você ficar lá, poderá entender do que estou falando.

O que você precisa saber sobre o Brasil:

Sim, o Brasil é considerado inseguro, mas não deixe que isso o impeça de ir! Já viajei para o Brasil 5 vezes e cada vez fui uma viajante solitária. Depois de adaptar algumas dicas de segurança recomendadas, você quase poderá evitar roubos ou incidentes desagradáveis.
As favelas são bairros pobres que se tornaram atração turística após o lançamento do filme Cidade de Deus.
Mas não se engane: as favelas que você pode visitar não são nada parecidas com as do filme. Na cara a Cidade de Deus está localizada a cerca de 3 horas do Rio e as favelas localizadas nas áreas turísticas da zona sul do Rio (Zona Sul) são favelas que passaram pela “pacificação” antes da Copa do Mundo e atualmente são ocupadas pela polícia pacificadora (UPP).
A questão dos passeios nas favelas é complicada e tentei simplificá-la e dar todas as informações no post Passeios nas favelas – o bom, o ruim e o feio”
O português é a língua oficial do Brasil desde que foi conquistado pelo império português após ter sido descoberto por Pedro Cabral em 1500 e declarado independência (em um processo relativamente pacífico em 1822. O português é semelhante ao espanhol, mas há uma diferença notável no sotaque. No entanto, um vocabulário básico lhe renderá um sorriso e a ajuda dos habitantes locais.
O açai (pronuncia-se a-sa-i) é um prato típico que você pode experimentar em todos os países, mas quanto mais para o norte você for, o açai terá um sabor melhor por ser mais puro. Ao comprar açaí observe que você precisa decidir entre uma xícara (copo) ou uma tigela (tigela).

Brasil- Itinerário e destinos

Um roteiro curto no Brasil deve começar em 7 dias, pois no mínimo você poderá ver apenas o Rio de Janeiro e talvez um pouco mais de seus arredores. Um mês/mês e meio será suficiente para fazer todo o destino “obrigatório”.

O Brasil é enorme, então mudar de um lugar para outro normalmente consistiria em um vôo ou barco. Para saber mais sobre transporte clique aqui.

Roteiro de uma semana

Um pequeno roteiro será de cerca de uma semana e focará no Rio e seus arredores. Neste horário você pode aproveitar as atrações do Rio como o Pão de Açúcar, Caminhadas (até a Pedra Bonita por exemplo), o Corcovado (estátua de Jesus), um pouco de música e dança à noite e muito mais.

Durante esta semana você pode reservar 3 dias para curtir Búzios (3 horas de viagem desde o Rio) ou Ilha Grande (passeio de carro e barco), o que proporcionará um refúgio incrível de toda a agitação do Rio.

Você pode pegar a rota ascendente a partir de Foz de Iguaçu, indo para o norte até o Rio e seus arredores, e depois continuar para o nordeste ou vice-versa.

Esta rota incluirá Florianplois, Paraty, Rio, Ilha Grande, Búzios e Arraial do Cabo, Bahia, Pipa, Jericoacoara e muito mais se você tiver tempo.

É claro que o Brasil tem muito mais para ver, mas esses são os lugares e lugares que estão relativamente ao seu alcance. Aqui estão alguns pontos adicionais que você pode considerar:

Amazonas (se ainda não fez em outro lugar), Lençóis Maranhenses, Jalapão, Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, São Paulo e alguns.

O “must” fazer em 3 semanas:

Rio de Janeiro (4 noites) –> Ilha Grande (3 noites) –> Búzios (3 noites) –> Pipa (3 noites) –> Jericoacoara (4 noites).

Postagens relacionadas