17 melhores lugares para visitar no Brasil

Feb 12, 2024

Famoso por abrigar um dos melhores times de futebol do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro e as notáveis Cataratas do Iguaçu, o Brasil é um destino turístico mundial emocionante. Sendo o maior país da América do Sul, o Brasil cobre a maior parte da região nordeste do continente e faz fronteira com todos os seus países, exceto o Chile e o Equador.

Da floresta amazônica no Norte às praias tropicais ao longo do Atlântico, às zonas úmidas do Pantanal e às metrópoles vibrantes do Sudeste, há muitos lugares interessantes para visitar no Brasil.

17. Jericoacoara

Localizada no nordeste do Brasil, no estado do Ceará, Jericoacoara é um lugar encantador e descontraído situado entre o Oceano Atlântico e um parque nacional de mesmo nome. Muitas vezes chamada de Jeri ou Jijoca, a pequena e isolada cidade litorânea possui algumas das mais belas paisagens do Brasil e é um destino turístico cada vez mais popular.

Além de suas belas praias, Jeri é cercada por deliciosas dunas e lagoas que oferecem inúmeras oportunidades de lazer, sendo caminhadas, natação e esportes aquáticos muito procurados. Explorar a área a cavalo ou em buggies é uma maneira fantástica de ver o máximo possível de sua esplêndida paisagem; Pedra Furada – ou ‘Rocha Arqueada’ – é a vista e símbolo de destaque.

Embora sua localização remota torne a visita a Jericoacoara um desafio, vale a pena o esforço por sua paisagem suntuosa, riqueza de atividades ao ar livre e vida noturna surpreendentemente animada.

16. São Paulo

São Paulo não é apenas a maior cidade do Brasil, mas também uma das maiores do mundo em população. Localizada no sudeste do Brasil, São Paulo é conhecida por seus arranha-céus, gastronomia e cenário cultural robusto. Lar de muitos grupos étnicos de todo o mundo, incluindo a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Dividindo a cidade entre o antigo e o novo bairro, a Avenida Paulista é a faixa mais movimentada da cidade, repleta de empresas, shoppings, galerias de arte, teatros e restaurantes. Embora São Paulo seja conhecida por sua selva de concreto, também abriga um grande número de parques públicos e até mesmo porções da Mata Atlântica.

15. Brasília

Localizada no Planalto Brasileiro, Brasília foi instalada em 1960 como capital do Brasil. O ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, no final da década de 1950, ordenou que a cidade fosse planejada e desenvolvida no que alguns chamam de utopia. A infraestrutura moderna de Brasília é projetada no formato de um avião, em que cada uma de suas seções atende a diferentes distritos, como governamental, comercial, residencial e cultural.

A arquitetura nova e criativa de Brasília atrai muitos visitantes. A mais significativa é a Praça dos Três Poderes, que abriga o Palácio Presidencial, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Outros edifícios importantes incluem o Palácio da Alvorada, a residência oficial do Presidente e a Torre de TV. A Catedral de Brasília com seu telhado de vidro que lembra mãos apontando para o céu é uma visita obrigatória.

Além de todo o concreto, aço e vidro, Brasília também possui um grande lago artificial e vários belos parques que oferecem diversas atividades de lazer. A capital também é um importante centro de transporte para viagens dentro do Brasil.

14. Ouro Preto

Escondida entre as montanhas de Minas Gerais, Ouro Preto é a cidade colonial mais pitoresca, popular e bem preservada do Brasil. Por ter sido um dos principais centros da Corrida do Ouro brasileira, a riqueza e a riqueza inundaram suas ruas – junto com o poder e o prestígio que a acompanhavam.

Distribuído por uma série de colinas, seu centro histórico está repleto de ruas íngremes e sinuosas de paralelepípedos que serpenteiam por belos edifícios antigos e igrejas do século XVIII. A pequena cidade também possui vários museus interessantes para os visitantes conferirem; muitos deles focam nas obras de Aleijadinho ou no passado mineiro de Ouro Preto.

Muitas pessoas visitam a cidade pela sua rica história e cultura ou para visitar as inúmeras minas através de uma visita guiada. Nos últimos anos, o colorido carnaval de Ouro Preto tem atraído cada vez mais foliões às suas antigas ruas.

13. bonito

Situada no sudoeste de Mato Grosso do Sul, a pequena cidade de Bonito é um ótimo lugar para visitar no Brasil se você deseja explorar a linda região do Pantanal. Embora não haja muito para ver ou fazer na cidade, há muito tempo ela é o exemplo do ecoturismo sustentável no Brasil.

Repleta de maravilhas naturais, a área ao redor de Bonito abriga cachoeiras cintilantes, rios caudalosos e enormes buracos e cavernas cheias de lagos onde você pode nadar ou mergulhar com snorkel. Caminhadas na exuberante floresta tropical também são populares, com muita fauna colorida e flora a ser avistada no Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Muitas empresas operam nas pousadas de Bonito, e as excursões geralmente se concentram na rica ecologia e ecossistemas do Pantanal. Entre os mais populares estão o mergulho com snorkel abaixo das estalagmites subaquáticas no Abismo Anhumas, desfrutar de uma caminhada pelas copas das árvores na floresta tropical e explorar a Caverna do Lago Azul – uma das maiores cavernas inundadas do mundo.

12. Fortaleza

Belas praias, compras dinâmicas e cultura animada fazem de Fortaleza um dos destinos turísticos mais populares do Brasil. Capital do estado do Ceará, no litoral nordeste do país, Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil, conhecida por seu forró.

Apresentando uma mistura de arquitetura colonial e moderna, Fortaleza oferece muitas coisas para ver e fazer. A Praça do Ferreira é a principal praça da cidade, onde estão localizados restaurantes, lojas e um cinema. A Praça José de Alencar é outra praça popular onde podem ser observados artistas de rua.

Os 26 quilômetros de praias urbanas de Fortaleza são uma das razões pelas quais muitos turistas visitam a cidade. A praia mais frequentada é a Praia do Futuro, mas outras preferidas são Iracema, Mucuripe e Meireles. As praias não são apenas ótimas para natação, banho de sol, pesca e competições de surf, mas também oferecem hotéis, restaurantes e mercados. Fortaleza também serve como ponto de partida para muitos visitantes para praias verdadeiramente espetaculares, dunas onduladas e idílicas vilas de pescadores ao longo da costa cearense.

A experiência de compras em Fortaleza é outro dos seus principais atrativos. Como a cidade abriga uma grande indústria têxtil, as roupas são baratas aqui. Artesanato local e frutos do mar e produtos frescos podem ser encontrados nos mercados da cidade, enquanto o Shopping Iguatemi oferece de tudo um pouco.

11. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Lar de lagos cintilantes, cachoeiras dramáticas e paisagens deslumbrantes – bem como alguns dos ecossistemas tropicais mais antigos e com maior biodiversidade do mundo – a Chapada dos Veadeiros é realmente um deleite para explorar. Cobrindo uma enorme área no centro do Brasil, a maravilhosa microrregião pode ser encontrada no estado de Goiás, a cerca de três horas de carro ao norte da capital do país, Brasília.

A principal atração da Chapada dos Veadeiros é o maravilhoso parque nacional de mesmo nome que fica no topo de um antigo planalto coberto de floresta tropical. Marcado por penhascos recortados e desfiladeiros em ruínas, o parque é fascinante para caminhar, com muitas cachoeiras inspiradoras escondidas entre sua flora e fauna verdejantes.

Outros destaques incluem o apropriadamente chamado Vale da Lua, que abriga paisagens lunares. Nadar e tomar banho em qualquer uma das inúmeras cachoeiras e rios que pontilham a região é imperdível. Os dois principais lugares para se hospedar ao visitar a Chapada dos Veadeiros são Alta Paraíso e São Jorge, uma pequena cidade e vila que não fica muito longe de todos os principais pontos turísticos.

10. Paraty

Um paraíso de florestas tropicais, cachoeiras, mar esmeralda e montanhas costeiras, Parati é um destino turístico popular localizado ao longo da Costa Verde do Brasil, no estado do Rio de Janeiro. Também conhecida como Paraty, esta bela cidade é uma antiga colônia portuguesa estabelecida às margens da Baía de Ilha Grande.

O coração de Parati é seu centro histórico com ruas de paralelepípedos e casas coloniais multicoloridas, muitas das quais hoje servem como pousadas. Algumas das atrações mais visitadas aqui são os fortes de defesa colonial que ainda possuem muralhas e canhões originais. O centro histórico de Parati é somente para pedestres.

Ao redor da cidade existem vários belos parques e reservas naturais onde os visitantes podem caminhar e explorar o cenário natural de manguezais, cachoeiras e vida selvagem. Aqui também existem aldeias indígenas que podem ser visitadas. A baía oferece lindas praias onde os visitantes podem nadar, andar de caiaque, mergulhar com snorkel, mergulhar e fazer passeios de barco.

9. Recife

Apelidada de “Veneza do Brasil” por causa de suas inúmeras hidrovias e pontes, Recife é a capital do estado de Pernambuco e uma das maiores e mais importantes cidades do litoral nordeste do Brasil. Situado em meio a florestas tropicais com muitas ilhas e rios, Recife é um lugar interessante para se visitar por causa de seu centro histórico, praias e cultura vibrante.

Recife foi uma colônia holandesa durante o início do século XVII, e em nenhum lugar isso é mais evidente do que no bairro histórico da cidade, onde ainda permanecem muitos edifícios coloniais. Algumas das estruturas mais significativas incluem a sinagoga mais antiga das Américas e uma das mais belas igrejas barrocas do Brasil, o Convento Franciscano de Santo Antônio.

A Praça de São Pedro também é conhecida por sua história e cenário pitoresco de edifícios coloridos, lojas e restaurantes.

O principal mercado da cidade, o Mercado de São José, é um local popular para encontrar artesanato tradicional, ervas medicinais e alimentos produzidos localmente. As praias do Recife são consideradas algumas das melhores do Brasil. Repleta de hotéis, restaurantes e bares, Boa Viagem é a praia mais popular com suas areias brancas imaculadas, águas cristalinas e recifes de corais.

8. Parque Nacional da Chapada Diamantina

Criado em 1985 para proteger, preservar e promover suas paisagens espetaculares e ricos ecossistemas, o Parque Nacional da Chapada Diamantina fica no nordeste do Brasil, no centro do estado da Bahia. Popular entre os amantes da natureza e entusiastas de atividades ao ar livre, o parque abrange tudo, desde cadeias de montanhas impressionantes e vales extensos até rios caudalosos e cachoeiras imponentes.

Por estar situado no topo de um planalto, o parque é bastante montanhoso, com seus picos mais altos atingindo mais de 2.000 metros. Penhascos escarpados e em ruínas alinham-se no planalto, assim como muitas cachoeiras épicas; a imponente Cachoeira da Fumaca, com 380 metros de altura, é a mais alta do Brasil. Cavernas cavernosas também pontuam seu terreno acidentado, sendo a Lapa Doce e a Pratinha duas das maiores.

Graças às suas diversas paisagens e cenários deslumbrantes, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um destino turístico cada vez mais popular. Os visitantes podem optar por acampar ou ficar em uma das pequenas cidades, como Lençóis e Vale de Capão. Passeios a cavalo e caminhadas são passatempos populares, assim como nadar nos rios e piscinas da região.

7. Olinda

Uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil, Olinda está localizada na costa atlântica do país, no nordeste do estado de Pernambuco. Fundada pelos portugueses no início do século XVI, a cidade serviu como capital do estado até ser incendiada pelos holandeses, perdendo depois a sua soberania para o vizinho vizinho, Recife.

Situado no topo de uma colina pitoresca cercada por árvores, o centro histórico de Olinda é um tesouro de igrejas coloniais, casas antigas coloridas e numerosos ateliês de artesanato. Por seu amor pela arte, Olinda reúne diversas lojas e mercados que vendem pinturas, cerâmicas, esculturas e artesanato.

Todos os anos, Olinda acolhe a sua animada celebração de Carnaval que difere um pouco das do Rio de Janeiro e de Salvador, pois a festa de Olinda é melhor durante o dia e apresenta música, danças e tradições da cultura africana. O Carnaval de Olinda envolve desfiles, fantasias luxuosas, bonecos gigantes, festas de rua e ritmos de maracatu e frevo.

Porém, mesmo fora do período de Carnaval, Olinda oferece uma cultura animada onde todos os finais de semana fervilham de festas, bares, casas noturnas e grupos de cantores que fazem serenatas de músicas tradicionais nas ruas.

6. Pantanal

Cobrindo uma vasta área do oeste do Brasil, bem como partes do Paraguai e da Bolívia, o Pantanal é a maior e mais diversificada área úmida tropical do mundo. Devido às suas paisagens deslumbrantes e à incrível vida selvagem, a região é cada vez mais popular para visitar, embora a sua natureza remota e aquática represente alguns desafios.

Durante a estação chuvosa, cerca de 80% das várzeas ficam submersas, então a única maneira de se locomover é de avião ou barco. Vale a pena, entretanto; os infinitos pântanos e pastagens abrigam uma impressionante variedade de fauna e flora.

Além de explorar as paisagens cênicas que vão desde pântanos e savanas até lagos, florestas e pântanos, os visitantes também certamente avistarão muitos jacarés e capivaras. O destaque de qualquer viagem é avistar a onça-pintada sul-americana; o Pantanal é o melhor lugar do continente para vislumbrar a esquiva criatura.

5. Florianópolis

Capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis fica no sul do Brasil, com metade da cidade situada no continente e a outra em uma bela ilha. Devido ao seu cenário pitoresco, é um destino turístico muito popular e é amplamente considerado um dos melhores lugares para se viver no país.

Importante centro econômico, cultural e político, Florianópolis é uma cidade moderna com muitos grandes shoppings e restaurantes chiques, além de animados bares e casas noturnas. Apesar disso, é um lugar encantador e descontraído, e cada um de seus bairros tem sua identidade distinta.

A principal atração, porém, é a riqueza de praias fabulosas. Embora relaxar no cenário deslumbrante seja divino, Florianópolis também tem dunas deslumbrantes, cachoeiras cintilantes e montanhas arborizadas – bem como uma grande lagoa para os visitantes explorarem. Caminhadas e ciclismo pela ‘Ilha da Magia’ (também conhecida como) são atividades populares, assim como o parapente e os esportes aquáticos.

4. Manaus

Capital do estado do Amazonas, no noroeste do Brasil, Manaus é um importante destino turístico porque serve como porta de entrada para a floresta amazônica.

Como resultado do florescimento da indústria da borracha na região durante o início do século XX, Manaus é hoje a maior área metropolitana do Norte do Brasil, com marcos distintos como a Ópera Amazonas, o Mercado Adolpho Lisboa e o Palácio Rio Negro.

O porto de Manaus não é apenas um importante centro comercial para diversas indústrias manufatureiras, mas também serve como o ponto de partida mais popular para passeios fluviais na floresta amazônica. Algumas das coisas mais impressionantes para ver nesses passeios incluem a Cachoeira de Paricatuba, a Cascata do Amor e vislumbres do mico-areia, o macaco mais ameaçado do Brasil. Outro espetáculo significativo é o Encontro das Águas, fenômeno natural onde os dois rios Negro e Solimões correm lado a lado por mais de três quilômetros sem se misturar.

Além da floresta tropical e do rio, Manus também oferece parques públicos, jardim botânico e zoológico. Várias praias também estão aqui, como Ponta Negra com diversos restaurantes, bares e hotéis.

3. salvador

Uma histórica Cidade Velha, belas praias, cultura animada e uma das maiores celebrações de Carnaval do mundo fazem de Salvador um dos principais destinos turísticos do Brasil. Uma das cidades mais antigas das Américas, Salvador é a terceira maior cidade do Brasil e a capital do estado da Bahia.

Anteriormente um importante centro de comércio de açúcar e escravos, Salvador hoje ainda guarda vestígios de sua história no Pelourinho ou Cidade Velha, que apresenta arquitetura colonial, igrejas deslumbrantes e praças onde ocorreram eventos importantes. Também no centro histórico encontram-se diversos restaurantes, bares, galerias de arte e lojas de artesanato. Em contraste, o bairro Cidade Nova de Salvador é onde estão localizados todos os empreendimentos modernos de megaplexos comerciais, locais de entretenimento, campos de golfe e bairros residenciais.

Situada no litoral da Baía de Todos os Santos, Salvador oferece praias fantásticas, ideais para banho de sol, banho e surf. Alguns dos mais populares incluem Porto de Barra, Flamengo e Stella Maris.

Um dos principais atrativos de Salvador é a celebração anual do Carnaval. Aclamado como um dos maiores do mundo, este evento extravagante envolve música, dança, desfiles, fantasias e festas de rua.

Foz do Iguaçu

Uma das maravilhas naturais mais inspiradoras do mundo, as Cataratas do Iguaçu ficam na fronteira entre a Argentina e o Brasil. É frequentemente comparada às Cataratas do Niágara e às Cataratas Vitória, tal é o seu tamanho e escala impressionantes. Cercada por densa floresta tropical, suas infinitas séries de cascatas se estendem por quase três quilômetros, tornando-se o maior sistema de cachoeiras do mundo.

A cada segundo, incalculáveis litros de água do Rio Iguaçu correm sobre o Planalto do Paraná, mergulhando nas rochas e poças abaixo. Embora 80% das quedas estejam na Argentina, é o lado brasileiro que oferece as vistas mais espetaculares, com destaque para o cânion Garganta do Diabo.

Além de admirar as Cataratas do Iguaçu e apreciar o barulho ensurdecedor, os visitantes podem fazer um passeio de barco sob as cataratas ou fazer caminhadas na floresta tropical úmida que os rodeia. A porta de entrada para as cataratas do lado brasileiro é Foz do Iguaçu, uma cidade grande e razoavelmente segura para os padrões brasileiros.

1. Rio de Janeiro

Não há destino no mundo mais animado e emocionante do que o Rio de Janeiro. Localizada no sudeste do Brasil, o Rio de Janeiro é a cidade mais visitada da América do Sul devido às suas famosas montanhas, praias e carnaval.

O Rio de Janeiro está situado em um dos maiores portos do mundo, cercado por atrações naturais que incluem o Pão de Açúcar e o Corcovado e praias famosas como Copacabana e Ipanema. Dentro desta extensa metrópole está o Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo, repleta de flora e fauna nativas.

Postagens relacionadas